Monday, September 11, 2006

Dinâmica de grupo

Faz tempo que queria escrever sobre ela. Participei de mais de 20 e não passei em nenhuma. NE-NHU-MA!!!. Triste é o destino das pessoas que no final da faculdade saem da merda que é ser estagiário para então tentar ser o quê??? Hein, Hein??? Traineeee!!!! Conheço raríssimos casos de pessoas que conseguiram chegar lá sem o famoso: JABÁ!!!

Aliás, adoraria que alguém me explicasse a razão de 200, 300, 1000 pessoas de vários estados concorrerem a uma única, às vezes duas vagas, numa empresa? Aquelas maiores cuja sede é no Rio, em São Paulo, Curitiba, ou sei lá onde, teimam em abrir processo de seleção simplesmente para o país todo. Se a questão for estatística ou probabilidade, vai me dizer que em 50 pessoas não dá para achar uma que se enquadre à meleca do perfil que a empresa deseja? Precisa de mil para escolher apenas uma? A quantidade de dinheiro e tempo que se gasta fazendo dinâmicas de grupos, que duram meses, não tem sentido nenhum. Só pode ser um mercado macabro de psicólogos que querem ganhar dinheiro. Aliás eles são muito bons, pois convencem as empresas a lhe pagarem salários, salas, palestras, tudo para escolher um mísero ser humano, que com uma prova, uma entrevista, já daria para sentir se iria se adequar ou não ao tão sonhado perfil do lugar. Com um papo ou uma conversa mais longa com o aspirante a trainee estando sozinho, com certeza daria muito mais resultado e seria muito menos dispendioso do que estas dinâmicas.

Senão vejamos: se você fosse um animal, qual seria? E se fosse um objeto? Qual presente que você daria para o seu melhor amigo? Você gosta do seu nome? O que acha dele? Por que seus pais o deram?

Fiquem de olhos fechados em torno desta corda. Agora vocês têm que fazer um quadrado com a corda que seguram em mãos. Caaaara, é cada coisa absurda, pqp. Só hoje eu entendo porque nunca passei em nenhuma e nunca passaria. Eu até tentei de tudo: ser eu mesma, ser outra pessoa, ser um pouco um, um pouco outro. Mas hoje eu vejo que nada disso iria adiantar. Eu tinha uma raiva de ter que estar ali, fazendo coisas totalmente toscas e poderia fazer por quantos dias fossem, que nunca iriam ver quem realmente eu sou. Estou numa situação de competição, o que já não é normal, com um bando de gente elocubrando porque ou não eu pisquei, porque eu falei macaco ao invés de periquito. Sem querer ofender psicólogos, mas o que os faz pensar que, por exemplo, se na hora de dizer um bicho eu pensei em macaco e não em cachorro, eu sou egoísta e o filho da puta que pensou em cachorro é o legal?

Além disso eu tenho mais dois grandes defeitos: não consigo disfarçar nem que a vaca tussa, o que acho péssimo, pois se conseguisse talvez hoje fosse rica. Na verdade, admiro as pessoas que conseguem fazê-lo, pois elas falam o que tem que falar nas horas certas, mesmo sendo isto verdade ou não. São os famosos puxa-sacos. São aqueles que sabem jogar: fazem os laços de amizade e/ou interesse que têm que fazer nos momentos certos. Não é assim que são nossos políticos? Conhece algum pobre? Conhece algum autêntico?

Bom, mas voltando aos defeitos, como eu não consigo disfarçar eu deveria ficar com uma puta cara de cú, toda vez que o psicólogo fazia uma pergunta imbecil ou toda vez que alguém do meu grupo dava uma idéia idiota ou berrava para se sobressair na dinâmica enquanto eu me segurava muuuito para não dizer delicadamente: não fala merda...

Bom, este já é o meu segundo defeito, falta de paciência com gente que faz tudo para aparecer, na verdade falta de paciência em geral. Pelo menos para escrever, ela está me servindo, já que foi a inspiração do texto hoje.

Estou participando de um "treinamento" que vai durar duas semanas. Para minha sorte senta do meu lado, uma pirralha metida que não parava de falar um segundo sequer. Falava junto com o professor, com os outros "trainees". Fazia piadinha o tempo todo sem graaaaaça e advinha quem foi minha dupla? Em apenas 4 horas eu tive toda a lembrança das minhas dinâmicas de grupo pós-faculdade e eu achando que nunca mais iria precisar passar por algo parecido.

Para melhorar, no treinamento participam uma conhecida do dono da empresa e um grande amigo de um dos funcionários. Jabá, quê isso...É só eu continuar me controlando, bonitinha para não mandar minha nova amiguinha tomar no c...

14 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Isso me faz lembrar de uma história engraçada que se passou comigo em uma dinâmica de grupo pra entrar na TV Globo...

A pessoa (psicóloga ou sei-lá-o-que... alguém que se julgava capaz de escolher o "melhor candidato") propôs ao grupo o seguinte joguinho: mostrava um card (daqueles que o Faustão usa pra se guiar no programa, sabe? rsrs) com a logo de um dos programas da emissora. Ela mostraria o card e o candidato tinha que responder a primeira palavra que lhe viesse à cabeça. Assim, no supetão! Aí estavam todos comportados, respondendo com palavras positivas... qdo a mulher me mostrou um card do Show da Xuxa. Sabe o que a maluquete aqui respondeu? "Raiva"!! huahuahuahua!!

É óbvio que entrei na lista negra da TV Globo... Mas pelo menos saí de lá com uma certeza. Sou uma pessoa sincera!! Essa característica um dia ainda vai me ser útil na vida...

Bjs!

4:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nossa, agora são 03:00 da matina, e estou aqui lendo seu comentário ... com insônia e uma ansiedade imensurável.
Tenho uma dinâmica de grupo daqui a exatas 7 horas e me peguei aqui treinando, lendo exemplos de dinâmicas, imaginando qual seria a minha reação, o que eu deveria responder, como devo me portar, que rouba deveria usar ... quer saber ??? ... VAI TOMÁ NO CÙ !!!
Já tô de saco cheio de fazer testes lógigos, em Inglês, comportamentais, jogos virtuais ... é tudo a mesma porcaria, que sempre levam para a mesma palhaçada ... a famigerada: "Dinâmica de grupo". Eu também nunca me dei bem nesta tortura, realmente dá vontade de enforcar o que mais se destaca e falar "dããããrrrr" para a pisicóloga tosca que apresenta.
Ao pesquisar no Google as palavras chaves "dinâmica de grupo+exemplos+psicólogo" econtrei este seu desabafo, que convenhamos ... todos os candidatos a trainee de multinacionais e grandes empresas estão de pleno acordo com você !!!
Tolerância Zero compartilhada.

Abraços e tomara que na de amanhã eu passe ...rs...
Isa V.

11:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é colegas, hoje falei com uma colega no msn sobre esse problema..devia existir uma lei contra esse tipo de processo seletivo..(isso é uma tormenta)tbem estou na facul e so passei numa dinamica em grupo 1 unica vez na vida (tenho 33anos!) estou de pleno acordo "TOLERANCIA ZERO" p dinamicas de grupo...odeio...imaginem..estou fiz uma essa semana e sabe o que a psicologa perguntou p uma menina: quanto tempo ela acha q se sentiria motivada a continuar na mesma função...sabe o que a menina respondeu: 3 anos!(a vaga era p telemarketing) ela trabalhou na porra da Contax 3 anos como operadora!!! fala serio! foi visivel que ela se contradisse porque ela desmotivou na contax por nao fazer mais nada alem disso..putz..a psicologa perguntou p mim(como as pessoas me vêem) pqp ne? como disse vc:"eu sei la o que pensam que eu sou" putz...bom a minha crise nao é saber quem eu sou, mas como passar nas merdas dessas dinamicas! putz!!
help!
abrç t...
bh

6:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

pois é, olha fiz uma essa semana e foi horrivel, a psico perguntou p mim como as pessoas me vêem? como vou saber putz..sei la wou! q merda sô, deu vontade de perguntar p ela que tal vc ligar la em casa e perguntar ou ligar p 3 amigos e perguntar?
a minha revolta é a mesma d vcs.."dinamicas de grupo" ODEIO...ja fiz variasssssss e so passei 1 vez(tenho 33 anos) pqp pô, ae p piorar a psico pergunta p menina qto tempo ela se sentiria motivada a fazer a mesma funçao? ela respondeu: 3 anos!!!!!! (vaga d telemarketing) putz eu pulei da cara eu acho que pulei se nao pulei meu orgãos interno pularam..putz!
conversei hoje cedo no msn c uma amiga sobre isso...e qdo abri o google e digitei a dinamica em grupo, o que dizer e o que nao dizer?(estou montando uma apostila) apareceu esse bloger..uff alguem se sente como eu!
putz! putz...(so fui pq o salario era otimo) mas confesso q se passar no processo todo(que é extenso)eu pago uma rodada de cerveja p meu amigos!! so mta cachaça mesmo p aguentar..
na proxima eu passo no buteco primeiro e encho a tampa..quem sabe nao passo ne? ae a psico vai perguntar: vc bebeu? eu respondo "nao eu naoo" ae passo pq so tem mentiroso nesses trem..putz

6:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

Me identifiquei muito com seu texto...já participei de várias dinâmicas e nunca passei em nenhuma. Algumas me deixaram totalmente revoltada, afinal você participar de uma seleção com 1500 candidatos, tirar uma super nota, ficar entre os 200 e não passar numa dinâmica idiota...como alguém pode avaliar o seu perfil profissional em alguns minutos ou horas? Essas porcarias de dinâmicas deveriam ser banidas prá sempre...

5:35 PM  
Anonymous Robson said...

ôpa, q desabafo heim?Espero q Deus lhe abençõe e consiga alcançar seus objetivos.

6:13 PM  
Blogger Unknown said...

olá pessoal!Tenho que concordar plena mente com vcs!!esse negócio de dinâmica já está dando no saco!!só esse ano em menos de 4 meses já passei por 3...!!!e em nenhuma delas consegui passar, chequei até pensar q o problema era comigo!!acho q quem precisa ser avaliados são esses psicólogos q fazem a entrevista!!poe fazerem muitas das vezes gastarmos tempo e dinheiro sem necessidade...acho q isso é uma falta de respeito e tanta...se pelo menos devolvesem o dinheiro da passagem e do lanche estava bom...mas as unicas coisas q esses cretinos sabem dizer é:aos demais eu agradeço, mas não estão dentro do perfil da empresa...daqui a6 meses vcs poderão retornar paa outro processo!!haaa vai pentiar macaco!!daqui a 6 meses vcs q precisarão de mim(rararara)idiotas!!

11:34 PM  
Blogger Unknown said...

olá pessoal!Tenho que concordar plenamente com vcs!!esse negócio de dinâmica já está dando no saco!!só esse ano em menos de 4 meses já passei por 3...!!!e em nenhuma delas consegui passar, chequei até pensar q o problema era comigo!!acho q quem precisa ser avaliados são esses psicólogos q fazem a entrevista!!poe fazerem muitas das vezes gastarmos tempo e dinheiro sem necessidade...acho q isso é uma falta de respeito e tanta...se pelo menos devolvesem o dinheiro da passagem e do lanche estava bom...mas as unicas coisas q esses cretinos sabem dizer é:aos demais eu agradeço, mas não estão dentro do perfil da empresa...daqui a6 meses vcs poderão retornar paa outro processo!!haaa vai pentiar macaco!!daqui a 6 meses vcs q precisarão de mim(rararara)idiotas!!

11:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Os tímidos não tem chance nessas dinâmicas.. não é? Me disseram que eu não era claro e que eu deveria ter mais atitude. Eu sei o que eu penso, mas fico constrangido com essas dinâmicas. É como pagar um belo mico.

2:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Gente k meleca!!!!!!! hoje acabei de ser reprovada em uma dinamica de grupo,po eu sai de la arrazada pork estava cheia de esperança pois ja tinha passado na primeira fase no dia anterior... isso nao quer dizer nada!! me digam por favor qual e´o segredo para passar numa dinamica de grupo?

4:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Aos demais eu agradeço, mas não estão dentro do perfil da empresa. Porra essa de fato é a pior frase que alguém na dinamica pode ouvir da vontader de mandar a pscologa tomar no cu dela essa filha da puta.. você diz tudo certo a aquela vadia diz que você não esta no perfil e outra pessoa que só sabe dar risada esta dentro vai se fudêe dinamicass

2:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tipo,ontem fui fazer uma prova
na contax ,passei na prova,e fui fazer a entrevista , eu estava muito nervosa pois era a minha 1º entrevista.
pelo fato de eu ser muito timida
eu ja me desanimei,
bom 2 psicologas entro na sala
e pedio para as pessoas q estava
se a presentar,ate ai tudo bem!!
acho que essa é a melhor hora de vc se expresar! como, falar os seus objetivos, na quela empresa, o que elas querem é isso!!
começe a falar de vc como o seu nome e sobre nome, idade,estado civil, se estar cursando algum curso ,se tem algum curso concluido! se vc estar aprocura do 1º emprego, concerteza ela vai perguntar pq vc quer trabalhar aqui? vc fala q (quer se aperfeisoar mais e crescer com a empresa dando de si o melhor) e sempre bom vc ter uma base, como: conher a empresa 1º, pq cada empresa espera uma resposta conrespondente !
pois foi isso que eu fiz
simplesmente eu fui eu mesma
como ñ tinha esperança em nada tava nem ai, super relachada...
claro gaguejava um pouco + eu ñ deixava transparacer a minha ânsiedade!! depois da apreseNtação elas passarão uma dinamica, no caso como a contax é uma empresa de felefonia, atendente,
fizerão assim: Separarão em dupla ,
um era o cliente e a outra era o vendedor,
no caso eu fui a vendedora , me derão pra eu vender um frasco de perfume vazio!
simplemente tentei verder o produto
a cliente dando a esse produdo
mil e umas utilidades , lá na hora
insistir, para cliente comprar,
poderia ser em varias formas de pagamentos e tudo! como a cliente ñ quis :@ eu perguntei se ela conhecia alguem q estaria enteressada no meu produdo se eu poderia voltar lá depois de uma semana. BOM EU INVENTEI VARIAS COISAS NA HORA NUSS TEM NEM NOÇÃO COMO ISSO É CHATO !!VC AS VEZES FICA SEM SABER OQ FALAR!
AI PERCEBIR ISSO!
ELES PROCURA Q CADA UM DOS DANDIDATOS, Ñ E EXATAMENTE O PERFIL DA EMPRESA E SIM EM VC!!
OQUE VC E CAPAZ DE FAZER!!
A SUA INTELIGENCIA!
***************************
POW NA HORA DA ENTREVISTA VC TEM QUE SE EXPRESSAR BEM,FALAR CORRETAMENTE, E SABER LIDAR COM VARIAS SITUAÇOES, SEU MODO DE ANDAR, DE SE VESTIR,HÁ Ñ FALAR BAIXO!! NA MEDIDA Q TODOS DEIN PRA TE OUVIR!!
****************************
BOM NO FINAL TIVE UMA NOTICIA ÓTIMA
Q ENTRE AS 10 PESSOAS Q FIZERÃO
A ENTREVISTA 7 PASSARÃO E EU ERA UMA DAS 7 NUSS EU Ñ ACREDITEI!
POIS ERA MINHA 1º ENTREVISTA,
E NUNCA TINHA PASSADO POR ISSO,
+ SEMPRE PERGUNTAVA AOS MEUS PAIS AMIGOS Q JA PASSARÃO POR ISSO , COMO ERA PARA TER UMA NOÇÃO!
TAL VEZ SE EU TIVESSE BASTANTE NERVOSA QUERENDO SER QUEM EU Ñ SOU! Ñ TERIA CONSEGUIDO! 1º MENTE AGRADECIR MT A DEUS! POIS ELE SEMPRE ESTAR AFRENTE EM TUDO EM QUE EU FAÇO!
*****************************
AH , VOÇÊS TEM QUE ACREDITAR NA CAPACIDADE DE VCS!!

VC ESTÃO COLOCANDO A CULPA NA PSICOLOGA, + ACHO QUE A CULPADA Ñ É ELA POIS, SE ELA ESCOLHER UM CANDITATO ERRADO, A EMPRESA VAI POR A CULPA NELA,E ISSO ACABA AFETANDO TODOS NA EMPRESA !
A FUNÇÃO DA PSICOLOGA E APENAS AVALIAR SEU MODO DE SER!
NO QUAL ELA E RESPONSAVEL PELO SEUS ATOS NA QUELA EMPRESA ELA VAI TE ACONPANHAR DURANTE TODO O TEMPO!
POIS DURANTE O TEMPO Q VC ESTIVER TRABALHANDO ELA VAI ORIENTAR VC NOS SEUS PROBLEMAS PESSOAIS:
COMO SE VC ANDA MT ESTRESSADO A NA EMPRESA ELA SEMPRE PROCURA ASABER O PQ,SE POSSIVEL FOR ALGO GRAVE ELA PODE SULUCIONAR OS SEUS PROBLEMAS.
**************
AGORA E CLARO QUE TEM UMAS PSICOLOGAS Q DEVERIA SER TRATADAS
Ñ TRATAR DAS PESSOAS Ñ DEVOS JUGAR TODAS POR CAUSA DE UM!
CADA PESSOA TEM A SUA PERSONALIDADE!
*********************
GENTE ACHEI SUPER INTERESSANTE
OQ VCS FALARÃO AI EM CIMA!
ME DESCULPEM QUAL QUER COISA!!
POIS ESSA FOI A MINHA OPINIÃO!!
BJS E ABRAÇOS PARA TODOS ;)

5:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

CARAMBA CONCORDO PLENAMENTE COM VC !
ESTÃO COLOCANDO A CULPA NA PSICOLOGA.
EMBORA NEM TODAS SEM ASSIM!
EU ESTOU CURSANDO PSICOLOGIA!
ESTOU NO 1º PERIODO ESTOU AMANDO TUDO!! TIPO PENSAVA Q PSICOLOGO ERA MEDICO DOS LOUCOS ...}
+ E NADA DISSO...
APENAS COMENTARIOS Q OS POVO VAI COM AS OUTRAS COMENTA,...
SEM SABER REALMENTE DA PROFISSÃO!!
TENHO UMA AMIGA Q ELAJA CONCLUIO
O CURSO DE PSICOLOGIA!!
ELA E SUPER NOMAL!!
E AINDA MAIS ESTAR TRABALHANDO
EM EMPRESSAS FAZENDO SELEÇOES
EM QUANTO DIZEM Q ELA Ñ PRESTA
QUE E MEDICO DOS LOUCOS
TODO MÊS ELA RECEBE 5 MIL REAIS!
PRATICAMENTE SEM FAZER QUASE NADA VEY! E LEM DE VC TRABALHAR EM
1 EMPRESA PODE TRABALHAR EM MAIS DE 2 E ÁREAS DIFERENTE..
POIS SE FOR MEDICO DE LOUCOS Q GANHANDO ISSO EU VOU ATE O FIM!!
E QUANDO VC CONHEÇE O VERDADEIRA SIGNIFICADO PSICOLOGIA , VAI ENTENDER!!
AH E SÓ PRA DIZER!!
MEDICO DOS LOUCOS SE CHAMASSE >> PSIQUIATRA<< TÁ?
PSICOLOGO FAZ APENAS SOBRE OS SEUS PROBELMAS SOCIAIS COMO:
O COMPORTAMENTO HUMANO:EMOCOES ETC.. EMBORA O PSIQUIATRA TBM PODE FAZER ISSO + é FUNÇÃO DO PSICOLOGO!!
be bye para todossssss

6:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Márcia,

Perfeita em cada palavra. Ser politico e pau mandado é o que é mais valorizado nos momentos. Engraçado como constantemente vemos matérias de empresas (de diversas áreas) reclamando que não há mão de obra qualificada no mercado. Elas que precisam rever os seus processos, mas nestas palhaçadas eles acabam dispensando muita gente boa (to pra dizer que as melhores). Mas é a vida, continue sendo você mesma que com certeza você vai se dar bem na vida.

Bjs, Wagner

6:50 AM  

Post a Comment

<< Home