Saturday, August 19, 2006

Esmola não

Resolvi escrever sobre isso com base num fato que meu primo me contou: estava ele em um sinal do Leblon e havia aqueles meninos do sinal fazendo malabares. Um deles jogava as bolinhas para o alto somente com um braço, o que fez com a namorada dele pensasse que o guri era aleijado. Ela ficou morrendo de pena e quase deu dinheiro. Quando o meu primo voltou para o mesmo sinal, estava o garotinho com os dois braços perfeitinhos fazendo o malabares.

Melhor isso do que roubar, é claro. Eu sempre dava esmola para mendigos, até o dia que vi uma criança chorando muito na rua. Perguntei a ela o que havia acontecido e ela aos prantos disse que que tinha trabalhado o dia inteiro engraxando sapato e um homem tinha acabdo de roubar o material dela e todo o dinheiro que tinha conseguido. Ela iria chegar em casa sem nada e a mãe ia bater nela como sempre fazia, quando chegava sem nada. A criança devia ter uns dez anos. Eu me sentei com ela na Rua, perguntei quanto havia sido roubado. Uns R$ 30,00. Dei o dinheiro, com medo de que a mãe batesse nela. Alguns dias se passam e encontro a mesma criança em outro bairro, aos prantos de novo. E não foi só uma vez que isso aconteceu. Quase fui até ela para dar parabéns, pelo excelente ator que era. Não sei o que estava fazendo na Rua se poderia estar nas novelas fazendo sucesso.

São tantos os casos... Aquelas pegadinhas de se "fantasiar"de mendigo, são reais.
Tem um que fica em Ipanema e que diz que vem de Alcantara, foi roubado e precisa dinheiro para voltar. Ja me pediu umas duas vezes. E se você não dá ele fica puto. Xinga e tudo.

Uma senhora que fica do lado do meu antigo trabalho, segundo diziam amigos que chegam mais cedo que eu, chega lá todo dia de manhã, coloca a fantasia, um pano sobre o colo, faz uma cara trissssste e no final do dia, já a viram trocando Duzentão em moedas. A cara triste eu sempre via. Cara, a Globo tá perdendo tempo com malhação e os trainnes que saem da Faculdade com dinâmicas de grupo. A solução está ai: Se você tem vocação para ator, vá para as ruas. E diretores da Globo: procurem os atores lá também. O problema social do pais é tão fácil de resolver e ninguém percebe. Até isso tenho que dizer?!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home