Sunday, August 06, 2006

Turismo


Deixa eu explicar o porquê do nome sem tolerância, não é porque eu sou uma revoltada ou algo do tipo, é simplesmente porque de uns tempos para cá não tenho tido paciência para algumas coisas. Talvez tenha sido o turismo que tenha me tornado assim, na verdade não o turismo e sim trabalhar com o público. Cheguei a uma "quase-conclusão" ou todo mundo é louco ou sou eu que não bato bem. Cara, é cada coisa que você ouve das pessoas... E as perguntas? Vou criar uma seção (é com ç mesmo, pois se trata de uma parte e não com ss, ja que não é sessão de cinema) que se chamará pérolas do turismo. Vamos a algumas:
_ Temos um pacote de três noites em Buenos Aires, senhor, que custa US$ 400.
_ Três noites???? E o dia eu passo onde?

_Quanto está o pacote para o Hopi Hari?
_800,00 por pessoa.
_ Em dólar?

_ Eu liguei para aí agora há pouco perguntando quanto era o preço por pessoa para o Beto Carrero, indo um casal.
_Sim, pois não.
_ É que eu tenho um casal de amigos que também está pensando em ir. Para eles é o mesmo preço?

_ Quantas pessoas cabem num quarto duplo?

_ Eu tenho um grupo que quer ir para o Chile, quanto está o pacote?
_ 4 noites em Santiago, US$ 700 por pessoa em quarto duplo.
_ Não, mas eles querem Chile e não Santiago.

_ O que é Vista Panorâmica?

Essas perguntinhas são apenas algumas das que acabo de lembrar. Me diz, não é para se tornar uma pessoa no mínimo um pouco mais irritada que o normal?

Para os leigos em turismo, vai aqui uma explicaçãozinha básica sobre uma coisa que muita gente não sabe: a diferença de operadora para agência de viagem. A operadora é com se fosse uma central, existem algumas grandes como Marsans, Shangri-la, Urbi et Orbi e CVC. Dentre estas, a CVC é a única que além de ser operadora também tem lojas que funcionam como agência de viagens. Quem monta os pacotes são as operadoras.

Quando você vai numa Agência de viagens, ela solicita a reserva na operadora mais barata, ou a que costuma trabalhar , ou a que tem o pacote que melhor se adeque ao que você quer fazer. É comum ocorrer nas operadoras, duplicidade, ou seja, você vai numa agência e diz que quer um pacote. A reserva é feita na operadora, só que aí você vai a uma outra agência e deixa para lá a reserva que fez anteriormente e resolve comprar o pacote nesta segunda. Lá na operadora aparece o seu nome duas vezes, só que solicitada por profissionais diferentes. Ganha a comissão sobre a venda, o cara da operadora que atendeu a agência em que você pagou, além da pessoa que te atendeu , é claro.

Se as pessoas soubessem o quanto de gente é acionada para que elas façam as viagens, com certeza não sairiam pedindo um pacote a torto e à direita.

Presta atenção na corrente: o agente de viagens liga para a área de vendas da operadora, pede a reserva do hotel, o vendedor da operadora, pede a reserva para o setor de operações e faz a reserva da passagem aérea, o cara de operações fala com o receptivo do local onde se quer ir, confirma o hotel. O setor aéreo da operadora, em alguns casos precisa confirmar a reserva de vôo que você fez. Tudo é confirmado. Hotel, passagens, traslados, passeios. E você, filho da puta, cancela o pedido. Simplesmente desiiiiiiiste de viajar, como assim???

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

pensa: melhor ouvir essas coisas do q ser surda!! certeza q vc não trocava a impossibilidade de sentir os puns do Diogo pela impossibilidade de ouvi-los!! rs
tô adorando o blog!
bjs

4:16 PM  
Blogger Tetê said...

ainda prefiro ser o cachorro da minha tia...

7:21 PM  
Anonymous Barbara said...

Adoreeei!! Trabalho em um receptivo/operadora e sei beeeeeeem como é issoo.

4:10 AM  

Post a Comment

<< Home